Participação no Fórum Metropolitano de EJA

O Núcleo do MOVA-Brasil de Jaboticatubas esteve na reunião do Fórum Metropolitano de EJA do dia 28.10.2011 para pensar em formas de conquistar uma Educação de Jovens e Adultos efetiva em Jaboticatubas, especialmente para as comunidades rurais, hoje sem acesso, e relatar a importância do Projeto MOVA-Brasil, mesmo que não seja uma solução definitiva.

Estivemos, coordenador, articuladora, educadoras e educandas, representando o núcleo e a Regina, educanda do Mato do Tição, representou os educandos do MOVA na mesa.

Após a visita, definimos algumas ações que devem ser realizadas no município:
1) Organizar a demanda de EJA nas comunidades rurais – fazer um dossiê da situação que será amplamente divulgado;
2) Apontar em depoimentos as experiências do MOVA e discutir que educação queremos;
3) Discutir a importância da reativação das escolas rurais;
4) Tentar parceria com a Prefeitura para o transporte dos educandos do MOVA em 2012;
5) De posse dos documentos acima, realizar uma audiência pública para discutir a realidade da EJA em Jaboticatubas e formas democráticas de se resolver o problema da esfera governamental não estar cumprindo o direito público subjetivo da educação de qualidade para todos;
6) Lançar uma campanha que deve ser estudada nas turmas do MOVA, enviada à Prefeitura, Fórum, IPF, facebook etc. para 2012-2013;
7) Articular projetos de geração de renda para a agricultura familiar e artesãos dentro do processo de alfabetização;
8) Articular parcerias relacionadas à: homeopatia na família e na agricultura; educação e cooperativismo; jogos educativos; articulação social e tecnologias sociais. Meta: alfabetização profissionalizante.

Contamos com o apoio de todos nesse empreitada! Vejam aqui nosso relatório da Reunião.